domingo, 17 de abril de 2016

Confiando no silêncio de Deus!

Oi pessoa! Hoje estou passando por aqui pra deixar uma pequena mensagem pra vocês. Então vamos lá?!

Bem, você já deve saber que Deus tem um amor muito grande por nós. Ele é nosso pai! Isso também já foi muito falado aqui. Os mandamentos de Deus não devem ser encarados como regras 'chatas' a serem obedecidas. Deus não nos ordena fazer as coisas para que tenhamos uma vida chata, vamos assim dizer. Ele quer nos livrar dos laços de morte. Lógico que não podemos servir a dois senhores. Ou somos de Deus, ou do mundo. Então se o mundo condena nossas atitudes, mas se elas agradam a Deus, então não há problema. Não se importe com a opinião do mundo, pois eles ainda não conhecem a Deus e seu verdadeiro caminho. Preocupe-se em agradar a Deus. Ele é o teu Senhor. Vocês já devem saber que quando Deus fica em silêncio é porque está trabalhando. E qual é o nosso papel nessa situações? Lembra do último post? Então, devemos confiar e não nos deixar levar pelas circunstâncias. Confiar em Deus e permanecer, como quando as coisas iam bem. Permanecer fies. Não pense que é porque Deus está em silêncio que Ele não está te vendo. Confie que Ele está contigo, permanecendo fiel.Pois assim você estará mostrando que você crê que Ele está ali contigo. Quando Deus fica em silêncio é porque está trabalhando. E o que devemos fazer quando isso acontece? Qual o nosso papel nessas circunstâncias? No post de hoje essas perguntas serão respondidas. Então continue lendo!

Quando Deus está em silêncio, não quer dizer que Ele te deixou, que ele te abandonou, que é um castigo por algum pecado desconhecido. Cuidado! Pois muitas vezes teu coração pode tentar te fazer acreditar nisso. Mas nunca se esqueça que ele é enganoso e DESESPERADAMENTE corrupto. Então, lá vai uma dica! Não dependa do seu coração para servir a Deus, para viver com Deus. "Se teu coração está feliz, é porque Deus está feliz contigo." "Se ele está triste, é porque Deus está triste com você." Isso não existe! Quem é o teu senhor?! O teu coração, ou verdadeiramente Deus. Pense nisso! Não dependa de sentir para fazer as coisas. Quando Deus está em silêncio Ele continua conosco. E o que Ele espera que façamos? Que continuemos fies, assim como Ele continua do nosso lado. Ele quer que O obedeçamos. De certa forma, é um jeito de mostrar que confiamos nEle. Pois O obedecendo, confiamos que Ele também continua ali, fazendo a parte dEle, cuidando de nós, nos abençoando e cumprindo suas promessas. É quando nós demonstramos nossa fé (com as obras, que nesse caso é permanecer fiel), é quando cremos. E o que acontece mesmo quando cremos? Vemos a glória de Deus! É nesse momento que as coisas começam a mudar, as promessa a se cumprir...

Nesses momentos que Deus está em silêncio, Ele está trabalhando. Mas trabalhando pra quê? O que Ele está fazendo? Ele está nos abençoando. Ele está concluindo o milagre em nossa vida. Aquela benção... Mas de qualquer forma, confie em Deus, pois tudo tem um tempo certo pra acontecer e tudo coopera para o teu bem SE você ama a Deus, e se você ama, você obedece. Então o importante é permanecer fiel, obedecendo, fazendo sua parte, pois confie, Deus com certeza JÁ FEZ a dEle. A gente só precisa CONFIAR (confiar que Ele está fazendo a parte dEle, pois já aprendemos que Deus é fiel) e OBEDECER (pois assim tudo coopera para o nosso bem). Creio que esta é a formula da vitória: Confiar e Obedecer.


      CONFIAR + OBEDECER = VITÓRIA

Então quando Deus está em silêncio, Ele está nos abençoando. Mas como Ele vai conseguir nos abençoar, se nós não estivermos na direção que Ele está nos dando, se nós não estivermos no caminho dEle? Para chegarmos no lugar que Deus preparou pra nós (o melhor), precisamos nos deixar guiar por Ele (obedecer). Então quando Deus está em silêncio precisamos permanecer fies, pois Deus não tem o propósito de se afastar de nós, mas de nos abençoar, mas para isso é preciso que O obedeçamos.

Nesses momentos em que Deus está em silêncio, ou que você está passando por um deserto, é o momento de sermos abençoados, ou chegarmos a nossa Canaã. O que pode ser a nossa Canaã? O milagre que você tanto espera, uma vida nova... Mas para se chegar a essa vida nova (Canaã), você precisa sair da antiga (Egito). Até aí tudo ótimo!Afinal era isso que queríamos. Mas como chegar a Canaã? Pelo deserto. E este muitas vezes vai parecer pior do que o Egito (sua antiga vida), com a diferença que no 'Egito' você estava só, você tinha uma vida afastada de Deus, e tudo o que estava acontecendo não era para o teu bem, não te levava a lugar nenhum. Agora no deserto, você está sendo guiado por Deus. Para onde mesmo?! Sim, para Canaã, a terra que mana leite e mel. Em outras palavras Deus está te guiando para o melhor. Você precisa permanecer fiel, crendo que Deus está te guiando para uma vida muito melhor do a que você tinha antes. Você precisa deixar as práticas antigas e erradas, e agora agarrar as novas e certas. Agora você passa a obedecer a Deus, a se deixar guiar por Ele. E Ele te leva ao melhor.

Entende aonde quero chegar? O silêncio de Deus ou o deserto são coisas que acontecem e que aparentemente são ruins. Mas sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que obedecem a Deus. Se obedecemos não estamos em pecado. E se não estamos em pecado, não tem nada nos separando de Deus de forma que Ele não nos escute. Pois, lembra que o pecado faz separação entre nós e Deus, de forma que Ele não nos ouve? (Isaías 59.2) Então se não estamos em pecado, Deus está ali atendendo nossa oração. Acontece que quando Ele está em silêncio parece que Ele não está nos ouvindo. Mas de onde tiramos essa ideia de que Deus não está nos ouvindo? Do nosso coração. E já aprendemos que ele é enganoso. São nesses momento que ao invés de usar os sentimentos, o coração, temos que usar a razão, temos que raciocinar. Se a bíblia fala que os ouvidos de Deus não estão surdos para que não possam ouvir, e que são os pecado que nos afastam dEle de forma que Ele não nos escute, se não estamos em pecado, mesmo que Ele esteja em silêncio, Ele está nos ouvindo. Mas por quê Deus não nos responde?! Já parou pra pensar que Ele está trabalhando para concluir tua vitória. Ao invés dEle falar ao teu coração: "Eu vou fazer isso, isso e isso."Ele já está fazendo. Você só precisa confiar e esperar nEle. Nessa semana postamos um versículo na página do Facebook. Confira o versículo:

Provérbios 3.5 - "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento."

Devemos confiar em Deus, DE TODO O NOSSO CORAÇÃO e não nos apoiar no nosso próprio entendimento. Pelo nosso próprio entendimento, podemos achar que Deus está em silêncio e que não está nos escutando. Mas não devemos nos guiar pelo nosso coração, pelo nosso próprio entendimento, mas devemos nos deixar guiar por Deus, devemos confiar nEle de todo o nosso coração, com todas as forças e sobretudo. Veja também este versículo, que também foi postado no Facebook:

Jó 35.14 - " Jó, ainda que dizes que não o vês, a tua causa está diante dele; por isso, espera nele."

Ainda que você não consiga ver Deus, - Mas como assim? A gente nunca vê Deus. Ele é invisível! Mas muitas vezes conseguimos não vê-Lo, com nossos olhos, mas conseguimos escutar sua voz e por isso crê que Ele está ali do nosso lado - Ele está ali ouvindo tuas orações te dando forças. A tua causa está diante dEle. Quanto mais nos aprofundamos desse estudo, e de outros já feitos aqui, vemos que precisamos confiar. Essa é a solução. A fé que Deus nos deu é a solução.

Mas o silêncio de Deus só acontece porque estamos recebendo bênçãos? Como já vimos aqui, o pecado, as nossas iniquidades, fazem separação entre nós e Deus, de forma que Ele não nos escute. Então talvez você não ouça resposta de Deus por causa do pecado. Mas o que fazer então? Como vou pedir perdão a Deus pelo meu pecado, se por causa do pecado, Ele não me escuta. Leia o versículo anterior a este que acabamos de citar:

Isaías 59.1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

Deus não te ouve por causa do pecado, mas os Seus ouvidos NÃO ESTÃO SURDOS. Ele pode ainda te ouvir. Então o que você deve fazer para voltar a ser ouvido por Deus? Largar o que te afasta dEle, o pecado. Mas como? Confessando os seus pecados a Ele, pedindo perdão e se concertando. Com certeza Deus vai te perdoar. Afinal Ele te ama. E o que Ele mais quer é te ver ao lado dEle sendo abençoado (Ele te criou pra isso!). Então como que Ele não vai aceitar o teu perdão, se o que Ele quer e te ver com Ele em vida de verdade e longe do pecado em morte de verdade? Deus te perdoa, pois Ele te ama!

Bom pessoal, vamos chegando ao fim deste post. A mensagem que eu deixo aqui é: Confie em Deus em todo tempo! Seja fiel! E lá vai uma dica! Na caminhada com Deus, nós não temos capacidade de obedecer a todos os mandamentos e permanecer fies. Mas o Espírito Santo nos capacita pra isso. Então não desanime! Descanse em Deus, pois é dEle que vem a força para você continuar. Não tente tirar de você mesmo. Permaneça firme, confiando, fazendo sua parte, sendo fiel. Busque o Espírito Santo. É Ele que te dá forças para continuar e vencer!

Que Deus te abençoe abundantemente!




quinta-feira, 7 de abril de 2016

Confiando nos planos de Deus!

Oi, pessoal!!! Hoje vamos conversar um pouco sobre confiar nos planos de Deus. Já entendemos que Deus não nos obriga a nada, mas que Ele planeja o melhor pra nós. Dentro desse caminho, desse plano de Deus, como sabemos, vão vir problemas, dificuldades, mas não devemos temer. Sabe por quê? Veja:

Romanos 8.28:

28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Tudo coopera para o nosso bem!!! Não precisa ter medo, apenas confie. Tenha em mente que se Deus prometeu Ele cumprirá. Tenha a visão que a partir do momento que você começa a andar nos planos de Deus, tudo, absolutamente tudo que venha acontecer, coisas aparentemente boas ou aparentemente más, fazem parte desse plano. E como é o plano de Deus para nós, tudo que venha acontecer é para o nosso bem. Mesmo que você não entenda, confie! Deus é fiel. Confie nos planos dEle para sua vida.


Quem lembra do nosso post que estudamos o louvor da Gabriela Rocha?

(O infinito amor de Deus por nós!
Então, gostaram? Espero que sim. Hoje vamos estudar outro hino, lindíssimo, agora da Bruna Karla.
Confiram:


                                         * Vídeo do Youtube*
Pai eu Confiarei da Bruna Karla.

Antes de começarmos o estudo por estofe, vamos à algumas observações:


Observe que durante o hino, há perguntas que podemos perceber que é de Deus pra nós. Nessas perguntas, Ele quer saber o que vamos fazer, quando nos encontrarmos em situações difíceis. E o mais interessante desse hino em relação a esse post, é que hoje estamos fando justamente disso, da confiança em Deus na nossa caminhada. E onde caminhamos? Sim!Nos planos de Deus. E logo no início é dito que a caminhada é difícil de seguir. Lembra? O caminho é estreito. Mas Deus espera que confiemos nEle. Durante o hino Deus vai nos perguntando o que vamos fazer nessas situações.

Vamos agora para às estrofes:


Pai, Eu confiarei
Bruna Karla

Eu sei que a caminhada
É tão difícil de seguir
É tão bom estar sorrindo  [1º estrofe]
Quando tudo vai bem
Eu quero ver tua fé
Quando o mundo te esquecer
Lembrarás que eu sou o teu Deus?


Deixarás te levar? (Confio em Ti)
Vai em mim descansar? (Confio em Ti)
Lembrarás das promessas que eu te fiz? (Que eu te fiz)  [2 º estrofe]
Quando for impossível (Clamarás a mim)
Clamarás a mim?
Lembrarás que sou teu pai
Ou me esquecerás?
Senhor eu confio em ti


E se chorares (Confio em Ti)
E se te machucares (Confio em Ti)
Lembrarás das promessas que eu te fiz?
(Que eu te fiz)                                                         [3 º estrofe]
Quando for impossível (Clamarás a mim)
Clamarás a mim?
Lembrarás que sou teu pai ou me esquecerás?
Senhor, eu confio em Ti



Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei          [4 º estrofe]
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei


Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei      [5 º estrofe]
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei  
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei
Pai, eu confiarei, Pai, eu confiarei

1 º Estrofe:
A caminhada é mesmo difícil. Dentro desse caminho, dos planos de Deus. É fácil nós nos alegrarmos quando está tudo bem. Mas vamos parar pra pensar. Lembra que já aprendemos aqui que as boas condições não são garantia da vitória, ou que o cavalo não é a segurança da vitória de um rei? Então. Pense comigo, se as circunstâncias não importam, mesmo porque tudo coopera para o nosso bem (tanto coisas aparentemente ruins, tanto coisas aparentemente boas), que diferença faz se as circunstâncias são favoráveis ou desfavoráveis, vamos assim dizer. Então por que se entristecer nos dias em que as coisas não forem bem, se até mesmo essas coisas estão trabalhando para que o plano de Deus se cumpra, pois tudo coopera para o seu bem? É claro que é normal quando há problemas nos desesperarmos ou nos entristecermos, muitas vezes é inevitável. Mas nunca se esqueça que até mesmo situações como estas trabalham para que você tenha o melhor. Isto é, se você ama a Deus, ou seja, se você O obedece. Mesmo que você venha pecar, não se desespere, pois lembre-se que Deus vai nos corrigir, mas devemos aprender, continuar e agora fazer o certo e não desanimar e sair do caminho. Lembre-se que não é porque você pecou, que não tem mais direito aos planos de Deus.Claro que quando você peca você está fora do plano de Deus, mas a partir do momento que você se arrepende, confessa os seus erros e se volta pra Deus, Ele te perdoa e você volta a andar em Seus caminhos. Mesmo porque se fôssemos eliminados desse lindo caminho pelo pecado, ninguém nem se quer entraria nele, nem seria salvo. Pense nisso!
          É fácil, então, nos alegrarmos quando tudo vai bem. Mas e quando o mundo te esquecer, ou as situações ficarem difíceis e complicadas? Nesses momentos Deus quer ver a tua fé. É como uma provação que Ele permite que aconteça. Mas para pra pensar. Em uma prova você mostra o que sabe. Não adianta você ficar preocupado se a prova vai chegar hoje ou amanhã, ou seja, ficar preocupado com a data da prova, para não ser surpreendido, se você não sabe nada da matéria que vai cair. Entende o que quero dizer? Nos dias de provação você vai ter que mostrar o que já existe em seu coração. Se confiança, confiança, se medo, medo. Então prepare-se, pois Deus espera que você mostre sua fé. Essa é resposta que Ele espera que você dê e seja aprovado. Independente da questão, confie! Deus quer que você confie nEle. Ele pergunta: "Lembrarás que eu sou o teu Deus?"
Nunca se esqueça disso. Ele é o teu Deus e tudo é possível pra Ele. Então independente da circunstância Ele vai se mostrar forte, sabe por quê? Porque Ele é forte! Então quando Ele se mostra, o que vemos é a sua real forma, e Ele é forte. Tanto nos momentos bons ou ruins Ele está ali, do nosso lado, sendo forte, mas é nos momentos difíceis que Ele se mostra, assim também como a gente a todo instante está ali com a nossa fé, mas somente nos momentos difíceis, em que realmente precisamos movê-la, que vamos mostrar que a temos. 

2 º estrofe:
Ele pergunta: "Deixarás te levar?" E o que Ele espera que façamos? Isso mesmo que confiemos nEle e não nos deixemos levar. Nos levar pelo que? Pelas adversidades, tentações, dúvidas... Entende? Ele não quer que venhamos dar ouvidos para essas coisas. Ele não quer que nos deixemos levar pelas circunstâncias, pelas dúvidas. Antes, temos que assim como nos dias bons, continuar a confiar nEle. A final, temos que mostrar o que sempre existiu em nosso coração. E isso tem que ser: Fé! Ele também espera que descansemos nEle. Então quando vier as adversidades, não temas, não tenhas medo, antes descanse nEle, afinal Ele já tá cuidando de tudo. Nas lutas, na verdade, a nossa parte não é em si 'bater de frente', mas confiar nAquele que luta por nós, Deus. É assim que vencemos, obedecendo ( pois assim tudo coopera para o nosso bem, pois se amamos, obedecemos, como diz a palavra.) e confiando ( pois assim não seremos abalados e permaneceremos para sempre, como o monte Sião).
Temos que lembrar das promessas de Deus. Lembrar dos planos dEle pra nós e focar nisso. Tendo a visão de que tudo que vamos estar passando é pra chegar nesses planos, nas promessas dEle pra nós. Então mantenha os seus olhos, sim no Senhor ( sempre!), mas também nos seus objetivos, e assim como Davi, não volte até ter os conquistados. Davi não voltava até ter cumprido com seu objetivo, que era alcançar os seus inimigos. Então não desista! Lembre-se das promessas de Deus e que Ele não é homem pra mentir. Aquele que te prometeu é fiel pra cumprir. Então não olhe para as impossibilidades, mas para Aquele que te prometeu, pois Ele faz o impossível acontecer. E justamente isso, quando for impossível, você deve clamar a Deus. Saiba de uma coisa, mesmo quando as coisas aos olhos humanos são possíveis pra você realizar, sozinho, sem Deus, você não pode, você não tem capacidade de vencer, independente de quem você seja, pois a palavra dEle diz que sem Ele nada poderemos fazer. Então com as coisas impossíveis é a mesma coisa. Você não pode, mas com Deus você consegue. Quando as coisas estiverem difíceis, não tenha vergonha de ir pedir ajuda a Deus, de ir e demonstrar suas fraquezas pra Ele, pois você falando ou não Ele sabe que você as tem. Ele espera que você faça justamente isso: Vá até Ele pedir ajuda e assim comece a demonstrar sua fé. Não podemos nos esquecer de Deus. Nuca! Jamais! Devemos lembrar que Deus ( Ou seja, Aquele que faz o impossível acontecer.) também é o nosso Pai ( Aquele que nos ama, e se pedirmos uma coisa Ele nos dará o melhor. Aquele que assim como nós humanos, da o melhor que pode pra seus filho. Detalhe: Ele pode tudo!). Então nunca se esqueça que Deus, Seu Pai, está com você nas lutas. Ele te ama e não medirá esforços para te abençoar, afinal nada é impossível ou demasiadamente difícil pra Ele. 

3 º Estrofe:

E o que você vai fazer, quando as lutas forem tantas, a ponto de você chegar a chorar por causa delas? Isso mesmo! Você está ficando bom nisso! Confiar em Deus. Confie em Deus, Ele é o teu consolador. E uma pausinha rápida para uma observação. Saber disso tudo (que Deus é nosso pai, que Ele nos ama, nos consola, está conosco se estivermos com Ele, e que se O obedecermos Ele fará com que tudo coopere para o nosso bem)  nos anima a continuarmos firmes no caminho. Pois se sairmos do caminho, perderemos tudo isso. Perderemos toda essa demonstração do amor de Deus por nós.
E quando as lutas, dificuldades, ou qualquer outra coisa vier e te machucar? Também devemos confiar em Deus. Ele é o nosso consolador, lembra?

4 º e 5º estrofes:

Sim!!! Em todo tempo confie em Deus. Em todas as circunstâncias confie em Deus. Não importa o que acontecer, confie em Deus. Confie em Deus... Simplesmente confie. Deus nunca vai te decepcionar. É mais fácil nós entristecermos a Deus, do que Deus a nós. Sabe como, né? Não confiando nEle. Pois para pra pensar, sem fé é impossível agradar a Deus. Então confie em Deus.

Então esse foi o estudo do louvor "PAI EU CONFIAREI" da Bruna Karla.


Então já para encerrarmos...


Algo que com certeza você já entendeu, confie em Deus! O que quero passar hoje aqui é isso: Confie em Deus e não tenha medo do que te sobrevier, pois se sua vida está no centro da vontade de Deus, ou seja, se você obedece a Deus, tudo, inclusive as coisas aparentemente ruins, fazem parte dos planos de Deus pra você. Ou seja, tudo coopera para o seu bem. Deus sabe aonde quer te levar, pra onde quer te conduzir, você só precisa confiar e deixar se conduzir. Em outras palavras, você só precisa obedecer e confiar em Deus! Fica com Ele! 


Ele te ama, te compreende e te perdoa...

Deus te abençoe!

Para meditar...

                                              Isaías 55.8
 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.